Segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

 
 

Bom dia,


Inflação corrente avança, mas projetada recua. O IGP-M subiu 0,20% no primeiro decênio do mês, após a alta de 0,03% registrada em janeiro, com o preço dos combustíveis e dos alimentos in natura voltando a avançar. Já o IPC do município de São Paulo apresentou elevação de 0,66% na primeira quadrissemana, com os gastos com educação ainda crescentes e aumento em habitação e transportes. Contudo, os índices vieram dentro do esperado e o viés benigno desse começo de ano já permitiu que as projeções para a inflação melhorem, como mostra o Boletim Focus dessa segunda-feira. Para o IGP-M, as estimativas para 2019 saíram de 4,21% para 3,90% em quatro semanas. Para o IPCA, no mesmo período, a mediana das projeções saiu de 4,02% para 3,87%. O Boletim não trouxe nenhuma outra alteração expressiva. 

a

Agenda fraca deixa política no foco do mercado. As Bolsas da China voltaram do feriado de ano novo lunar em alta, na expectativa do encontro de autoridades americanas e chinesas que ocorre ainda nessa semana em Pequim. Da mesma forma, os índices europeus se recuperam das quedas do final da última semana, nessa segunda-feira. Nos EUA, no entanto, os futuros de NY apontam para uma abertura mais pressionada, na esteira das incertezas com o orçamento e, ainda sem acordo para financiar o seu muro, Trump sinaliza uma nova paralisação do governo após o dia 15 desse mês. 

 


Prévia da Embraer (EMBR3). A companhia entregou 69 jatos no último trimestre de 2018, 4 a menos do que um ano antes, mas com um mix mais interessante, com elevação na entrega de jatos comerciais, de 23 para 33, que acabam compensando a queda de 50 para 36 jatos executivos entregues, respectivamente. O backlog de pedidos de aviação comercial, no entanto, caiu de 435 jatos há um ano para 368 aeronaves. Se considerarmos os 90 aviões entregues no ano, seria uma adição de apenas 23. Não esperamos um impacto relevante nos papéis da companhia.

Minerva (BEEF3) tem plantas autorizadas a exportar carne bovina para o Japão. A autorização é para suas três plantas no Uruguai. O Japão é o 3º maior importador de carne bovina segundo o USDA. A Minerva é a segunda maior produtora de carne bovina naquele país, com capacidade diária de abate de 3.200 cabeças. Até o momento, a empresa não divulgou a quantidade que o país asiático irá adquirir, no entanto, essa notícia é bem positiva para os papéis da empresa.

Venda de energia em recuperação na Copel (CPLE6). No consolidado, o volume de vendas da elétrica no 4T18 subiu 9,4% em doze meses, puxado, principalmente pelo segmento de geração e comercialização. Na distribuição, houve alta de 2,9% no consumo, em razão do bom desempenho no mercado de curto prazo. Ademais, a companhia também anunciou que na sexta-feira entrou em operação comercial a primeira unidade geradora da Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu, onde possui 30% de participação acionária. Essa unidade possui capacidade instalada de 116,7 MW, o que equivale a cerca de 33% da capacidade total do projeto. Suas ações devem responder de forma marginalmente positiva às novidades.

AGENDA DE DIVIDENDOS



AGENDA DE RESULTADOS



Bons negócios